sexta-feira, 4 de junho de 2010

EM 5 DE JUNHO, COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
Essa data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 a fim de chamar a atenção dos governos e das comunidades para a questão ambiental, os problemas a ela relacionados e as ações de preservação. A cada ano é selecionado
um tema, que se torna foco de debates, reuniões e conferências em todo o mundo.
Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o ano de 2010 o Ano Internacional da
Biodiversidade.
Essa é uma oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano; reflete nas nossas conquistas para proteger e estimular a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade.
Nós somos uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta. Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população.
Enquanto 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos
pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.
Nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder algo que é fundamental
para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta conhecida como "biodiversidade" nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida mas tem.
Mesmo quando uma espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catrastofico. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2010 é "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro". Este tema tem como objetivo despertar nos indivíduos o sentimento
de preocupação com as atividade ambientais, é necessário que se desenvolvam estratégias de conscientização dos papéis e efeitos das ações do homem no meio
em que vive. Também é um apelo em prol da conservação da diversidade de vida no nosso planeta. Milhões de pessoas e milhões de espécies.
Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes
das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com
três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade
suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós provocamos um ritmo de extinção de mil vezes maior do que
o ritmo normal.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos determinar a fazer muito mais pela biodiversidade, para assim vencermos a corrida contra a extinção!
O que foi mudado, não voltará o que era antes, então preservar, cuidar do
meio ambiente é vital!


O planeta e o Cerrado em que vivemos depende de pessoas como você.
Junte-se a nós. Filie-se ao INSTITUTO AMBIENTUR.
institutoambientur@gmail.com

Divulgue o Instituto AMBIENTUR no seu blog, site, revista ou em uma rádio.
Sua Colaboração é fundamental para conservarmos o Cerrado e garantirmos qualidade
de vida para nós e para futuras gerações.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial